1

Roteiro em Paranapiacaba

Como chegar em Paranapiacaba partindo do centro de São Paulo e seguindo pela Via Anchieta

HISTÓRIA DO PERCURSO - No dia 15 de outubro de 2011, o grupo formado por professores de Geografia e História, do qual eu, LUIZ MAXIMO CALEGARI, fiz parte, saiu em direção a cidade de Paranapiacaba, partindo da Diretoria de Ensino da Região Centro, para trabalhos de estudos sobre urbanização.

Continue Lendo...
2

Roteiro: Centro de São Paulo

No dia 1º de outubro de 2011 foi feito um roteiro pelo centro da capital paulista. O inicio foi na praça da Sé:

Praça da Sé;

Marco Zero;

Edifício da Caixa Econômica Federal;

Read more...
3

Globalização

É a integração supranacional (tudo o que ultrapassa o conceito de nação) é uma integração que não depende das barreiras ou das fronteiras nacionais. 

Read more...

ÁFRICA: Sociedade em Transformação

O Continente africano é considerado o mais pobre do mundo, o menos desenvolvido e os com pior situação localizam-se na África Subsaariana. Estes países tem os piores indicadores sociais do mundo, assolados por doenças, infra estrutura praticamente inexistente, uma péssima qualidade de vida.

IDH: É um índice idealizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), para medir o desenvolvimento humano e leva em consideração dados sobre saúde, educação e renda per capita. A escala é de 0 a 1, quanto mais perto de 1 é melhor. Classificam-se os países em 3 faixas: de 0,80 a 1 = elevado; de 0,50 a 0,79 = médio e menor que 0,50 = baixo. Os 12 países com os menores IDH em 2006 são da África Subsariana, de 0,391 a 0,329.

Economia: A pobreza destes países, aliada as instabilidades democráticas são responsáveis pelas piores condições sociais em que se encontram, tem uma população de maioria rural, as exportações basicamente de produtos primários e com baixíssimos valores agregados. Muitos países ainda convivem com governos ditadores e a corrupção campeia livremente, não assegurando mínimas condições de serviços como a educação, assistência médica e deficiência de empregos nas áreas urbanas.

Saúde: As taxas de mortalidade são muito altas, principalmente a infantil com 20 óbitos para cada mil, contra 6/1.000 no Brasil. A falta de assistência médica minimamente adequada, aliada as epidemia e doenças como a AIDS, desemprego, a fome, deixa a população em situações calamitosas. Dos 33,2 milhões de pessoas com HIV em 2007, temos pela ordem: África subsariana = 67,8%, contra 1,1% África do Norte e Oriente Médio; Sul e Sudeste da Ásia = 12,0%; Europa do Leste, Ásia Central = 4,8%; América Latina 4,8%, as demais regiões com taxas menores.

População e Urbanização: Predominantemente rural, as áreas mais povoadas são as áreas próximas ao litoral, no Vale do Rio Nilo e em torno dos grandes lagos como o Vitória e a proximidade com a Europa torna o litoral norte também densamente povoado. As menores taxas demográficas são as desérticas e algumas florestas como a do Congo. As cinco cidades mais populosas da África são: Lagos na Nigéria com mais de 8 milhões de habitantes; Cairo no Egito com mais de 7 milhões de habitantes; Kinshasa na República Democrática do Congo com mais de 6 milhões de habitantes; Nairóbi no Quênia com mais de 4 milhões de habitantes e Alexandria no Egito com mais de 3 milhões de habitantes. E entre as 50 maiores cidades da África temos em 1º lugar Lagos na Nigéria e em 50º

Kolvezi no Congo com pouco mais de 800 mil habitantes.

Fluxos Comerciais: A África mantém relações comerciais com praticamente todo o mundo, mas o fluxo é mais importante entre a Europa, Ásia e América do Norte. Com predominância para a Europa, não somente pelo passado de colonização mas ainda hoje perante a globalização há grande dependência em relação ao continente europeu. O Comércio regional é pouco expressivo apesar da existência de organizações para integração econômica. As heranças históricas do colonialismo, uma política econômica gerida por políticos ditatoriais, as diferenças étnicas e religiosas geradoras de instabilidades internas, tem enfraquecido a região. Tudo isso aliado ao desenvolvimento tecnológico e globalização, tem colocado o continente africano em situação de dependência. A sua economia que é pouco diversificada, fornecedora basicamente de matéria prima, não permite romper a curto prazo com o modelo financeiro que os subordina aos países consumidores. Por isso é necessário expandir o leque de suas exportações e importações, o que já começa a fazer com os chineses.

Política: A África sempre foi o continente de menor captação de recursos externos, mas esta situação começa a se alterar devido o interesse da China no continente africano. O interesse dos chineses na África não é tão recente, calcula-se que nas últimas 4 décadas o governo chinês tenha enviado em torno de 20 mil técnicos agrícolas e especialistas de diversas áreas, e que em torno de 500 mil chineses vivem na África. Na parte subsaariana consta a presença chinesa desde a década de 1960, e ultimamente tem havido um crescimento do comercio entre a china e África, com os chineses vendendo produtos manufaturados e comprando especialmente petróleo e minerais metálicos.

Calegari, Luiz Maximo. Licenciado em Geografia pela FEF - Fundação Educacional de Fernandópolis – SP – Pós Graduado em Docência do Ensino Superior pelo IEC – Instituto Educacional Carapicuíba
http://webnamoro.blogspot.com/      http://www.luizcalegari.com

FONTES: Caderno do aluno e do Professor

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_das_cidades_mais_populosas_da_%C3%81frica

Aquecimento Global - Realidade ou Mito?

  As alterações climáticas verificadas em muitas regiões do Planeta têm ocupado longas discussões em todo o mundo, e o assunto de ponta é o aquecimento global, apontado como o maior vilão

Readmore

A Globalização

Globalização é o processo de constituição de uma economia mundial, acelerado ultimamente conforme se desenvolvem novas 

Read more...

 


Rio 92 - Rio + 20

   Vinte anos depois da Rio 92, o Rio de Janeiro sediou no mês de junho próximo passado, a conferência das Nações Unidas,

       Read more...

 


Aquecimento Global

   As alterações climáticas verificadas em muitas regiões do Planeta têm ocupado longas discussões em todo o mundo,

   Read more...

 


Atividades OnLine

 Clique na IMAGEM  para acessar os jogos

Geografia

    Significa descrição da Terra. A Geografia é a ciência que estuda a Terra, que busca compreender as relações entre o homem e o meio em que vivem,

    Readmore

Sequência Didática

    As seqüências  didáticas são conjuntos de atividades planejadas para trabalhar um conteúdo etapa por etapa e estão...

    Readmore   Qual a lógica da seqüência numérica acima?

 

Login Rede Social

Usuários Online

A Escola e o Professor do Futuro
Native RTL Support

    É muito difícil fazer uma projeção para a escola do futuro, mas acredito na melhora do ensino,.....
   

    Read more...

O Professor do Século XXI

    A evolução científica e tecnológica começou a se desenvolver de forma mais acentuada nas décadas...

    Read more: 

O Professor e  o Tempo

Tempo, numa primeira análise parece ser uma coisa tão corriqueira e simples, por estar tão presente em nossa vida, seja...
Read more...

Joomla templates by Joomlashine