Get Adobe Flash player

CB Login

Olá Visitante, faça um CADASTRO GRÁTIS e use todos os recursos do Site - Clique em Registro

O MEIO TÉCNICO: A Força das Máquinas na Produção e na Circulação

Atividade industrial no meio urbano

*No meio ambiente: provoca o aumento da poluição atmosférica nas cidades;

 *No dia-a-dia das pessoas: nas imagens, as instalações industriais comandam o ritmo de vida das pessoas que moram em cidades que geralmente crescem num ritmo acelerado em torno das fábricas.

*Estes habitantes têm uma qualidade de vida prejudicada devido a mau cheiros, lixos industriais, fumaças poluidoras que coloca em risco a saúde desses habitantes.

*De um trabalho com relações pessoais, onde o produtor fabricava a mercadoria de acordo com o gosto do freguês, foi sendo substituído devido a grande demanda, a ampliação do comercio, antes local, ultrapassou fronteiras territoriais e até oceânicas, foi dando origem a um novo sistema de produção que culminou com a primeira Revolução Industrial.

*A revolução Industrial inicialmente no território britânico, foi se alastrando por países vizinhos e produzindo todo tipo de mercadoria, (inicialmente produtos de algodão, lã, ferro, couro, de madeira e porcelana), que eram produzidos em larga escala e com preços bem inferiores aqueles praticados pelas corporações, tomaram conta do território europeu e espalhou-se também pelos mercados latino-americanos o que destruiu de vez as manufaturas têxteis e a produção colonial de cerâmicas e objetos de metal.

A 1ª Revolução Industrial teve como marco a máquina a vapor e daí os navios e locomotivas a vapor que possibilitou um maior fluxo das mercadorias e de pessoas entre as cidades e até entre os países. A partir da Revolução Industrial a economia foi tomando dimensões mundiais. A industrialização trouxe progresso, mas também problema antes desconhecido provocou o aumento da poluição ambiental, uma intensa urbanização e esta,  provocou outros conflitos sociais.

Com a globalização, seja nos sistemas de informação  ou nos transportes tudo é muito rápido e o fluxo é em grande volume, o que tem diminuído os custos.

Esta litografia de 1855 mostra as casas aglomeradas e as altas  chaminés das fábricas de Sheffield. A introdução da máquina a vapor nessa cidade do norte, conhecida havia muito tempo pela sua  cutelaria, assegurou sua proeminência como centro da industria do aço. Ao longo da primeira metade do século XIX, os novos centros industriais da Grã-Bretanha cresceram de forma impressionante. Com excessão do lado situado contra o vento em relação às fábricas onde os ricos contruíram suas casas, as condições de vida eram  miseráveis, com os operários amontoados em contruções baratas feitas às pressas.

Após uma leitura detalhada das imagens respondas as seguintes questões:

1)-Qual o impacto das atividades representadas nas condições ambientais da cidade?

2)-E na vida cotidiana das Pessoas?

3)-E na qualidade de vida dos habitantes?

4)-Agora que já fez a leitura das imagens, faça uma re-leitura do texto acima construa uma síntese relacionada com a Revolução Industrial e a expansão das relações comerciais.


As Ferrovias

Uma ferrovia ou estrada-de-ferro,  é um sistema de transporte baseado em trens ou comboio correndo sobre carril ou trilhos previamente dispostos. O transporte ferroviário é predominante em regiões altamente industrializadas, como a Europa, o extremo leste da Ásia e ainda em locais altamente populosos como a Índia. As ferrovias são o meio de transporte terrestre com maior capacidade de transporte de carga e de passageiros. Em muitos países em desenvolvimento da África e da América Latina, as ferrovias foram preteridas pelas rodovias como tipo de transporte predominante.

As ferrovias nasceram em função da Revolução Industrial que necessitava de um transporte mais eficiente, pois até então a força motriz eram os animais, burros, bois, jumentos. Inicialmente na Europa e depois se espalhou pelo mundo. Inicialmente os trens transportavam mercadorias e passageiros em uma mesma composição, aos poucos  foram surgindo os trens de passageiros, destinados exclusivamente para este fim, alguns muito luxuosos mesmo lá no inicio do século XX. A descoberta da energia elétrica e do petróleo aliados as opções de desenvolvimento regional adotada pelos governantes, como o caso do Brasil, priorizou-se pelo transporte rodoviário, deixando as ferrovias em segundo plano, tanto para cargas como passageiros. Hoje o transporte de passageiros por trens é feito em algumas capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro. O transporte de cargas ainda é feito em algumas regiões do país, muito se fala num incremento desse meio de transporte, mas de efetivo nada tem sido feito. Na Europa e no Japão há os trens de alta velocidade, previsto também para o Brasil, rota Campinas – São Paulo – Rio de Janeiro, com implantação prevista para em torno de 2020. Em alguns países como a Índia que tem densa população usa os trens como transporte em massa, e na Rússia, que tem uma situação climática adversa, os trens de passageiros cobrem longas distâncias. Após ler os texto;

As Ferrovias, responda

1)-O Brasil, país de dimensões continentais, priorizou o transporte de cargas e passageiros pelo sistema rodoviário. Foi uma decisão correta? Justifique.

2)-A Revolução Industrial também se caracterizou pelo surgimento de novos meios de transporte e de comunicação. O navio a vapor, inventado em 1807, e as ferrovias, que se espalharam pelo mundo em meados do século XIX, assim como as linhas telegráficas, assinalaram o início de uma nova era. Destaque pelo menos duas características geográficas importantes desta nova era.

3)-Na atualidade, outros meios de transportes são utilizados para circulação de mercadorias. Quais são eles? Você acha que eles superam as ferrovias e os navios a vapor? Por quê?